Introdução à Ecologia filogenética com R

O objetivo desse primeiro módulo introdutório é abordar os princípios teóricos e práticos básicos para a análise filogenética de comunidades. Nesse curso é abordado desde a preparação da lista e dados amostrais de espécies, passando por geração da árvore filogenética da lista em questão até cálculo de métricas de diversidade e estrutura filogenética que estimam o grau de parentesco entre as espécies. Assim, através dos resultados das métricas de diversidade e estrutura filogenética é abordado de forma interpretativa prática como elas auxiliam e se combinam a outros tipos de variáveis (ex: solos, clima, interações bióticas (competição, herbivoria, patógenos)) para interpretar processos e padrões ecológicos que observamos nas comunidades estudadas no presente. Embora o curso é pautado em dados de plantas, os conceitos teóricos e as partes práticas com as métricas são de aplicabilidade interdisciplinar, podendo também ser utilizadas na área animal. Para auxiliar na solidificação do conhecimento nos tópicos do curso, juntamente com o protocolo fornecido também são indicadas literaturas específicas para fixação da base teórica.

Data e horário: 05/04/2021 (17:00 às 22:00)

Carga horária: 5 horas

Ministrante: Dr. Écio Souza Diniz

Investimento: R$ 70,00 via transferência (Banco do Brasil ou NuBank) ou R$ 76,00 com PagSeguro em parcela única. Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Inscrição: https://forms.gle/MvW3EANuZTidR9pi6

Pré-requisitos desejáveis: entendimento básico do software R para Windows (instalá-lo em sua versão atual no PC, instalação e carregamento de pacotes, importação de dados para dentro do software). O não preenchimento desses pré-requisitos não invalida participação no curso, mas isenta responsabilidade da empresa quanto ao participante conseguir acompanhar de forma bem sucedida os conteúdos abordados.

Conteúdo do curso:

  1. Organização de dados de espécies e amostras
  2. Bases teóricas da filogenia de comunidades
  3. Escolha da hipótese filogenética
  4. Geração e datação da árvore filogenética
  5. Visualização gráfica da árvore gerada
  6. Resolução da árvore filogenética
  7. Análises de diversidade (PD e ses.PD) e estrutura filogenética de comunidades (MPD/ses.MPD, MNTD/sesMNTD)
  8. Interpretações e aplicações práticas
  9. Sugestões de apresentação de resultados em publicações
  10. Prospectos para aprimoramento no uso de análises filogenéticas