Interações filogenéticas e funcionais em R

O objetivo desse curso é ampliar o conhecimento básico (abordado em detalhes no curso “Introdução à Ecologia filogenética com R”) em filogenia de comunidades (diversidade e estrutura filogenética) do participante para questões aprofundadas em conservação evolutiva de nichos e traços funcionais em grupo de espécies e entre espécies. Para atingir tal objetivo, partimos da organização de dados de espécie, dados da amostragem e traços das espécies e geração de árvore filogenética datada, passando por abordagens teórico-práticas em cada tópico analítico do curso. Essa sequência lógica garante com maior acurácia o entendimento teórico e implicação prática dos resultados obtidos com abordagens de sinal filogenético como métrica de estudo de conservação filogenética de traços e nichos de grupos de espécies, assim como dos resultados de regressão filogenética para estudo de coevolução de traços e nichos entre espécies. Também é abordado o uso de indicadores locais de associação filogenética baseados em estatística espacial, desenvolvidos nos últimos 3 anos e de grande funcionalidade e potencial para investigar diferenças e ou similaridades filogenéticas entre espécies com relação a seus nichos e traços funcionais. Para exemplificar análises são fornecidos dados-treino relativos a traço funcional vegetal e dados ambientais para simular nichos. Embora o curso é pautado em dados de plantas, os conceitos teóricos e as partes práticas com as métricas são de aplicabilidade interdisciplinar, podendo também ser utilizadas na área animal. Para auxiliar na solidificação do conhecimento nos tópicos do curso, juntamente com o protocolo fornecido também são indicadas literaturas específicas para fixação da base teórica.

Carga horária: 5 horas / Data e horário: 07/04/2021 (17:00 às 22:00)

Ministrante: Dr. Écio Souza Diniz

Investimento: R$ 70,00 via transferência (Banco do Brasil ou NuBank) ou R$ 76,00 com PagSeguro em parcela única. Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Inscrição: https://forms.gle/MvW3EANuZTidR9pi6

Pré-requisitos desejáveis: entendimento básico de filogenia de comunidades, do uso do software R para Windows (instalá-lo em sua versão atual no PC, instalação e carregamento de pacotes, importação de dados para dentro do software). O não preenchimento desses pré-requisitos não invalida participação no curso, mas isenta responsabilidade da empresa quanto ao participante conseguir acompanhar de forma bem sucedida os conteúdos abordados. Nós recomendamos também para quem necessita de ampliar o conhecimento básico de filogenia de comunidades fazer o curso “Introdução à Ecologia filogenética com R”

Conteúdo do curso: 5 horas

  1. Organização de dados de espécies, amostras e traços funcionais
  2. Geração da árvore filogenética datada
  3. Resolução filogenética
  4. Bases teóricas da filogenia aplicada à análise de nichos e traços
  5. Testes de sinal filogenético
  6. Indicadores de associação filogenética de traços e nichos entre espécies
  7. Coevolução de nichos e traços – regressão filogenética
  8. Sugestões de apresentação dos resultados em publicações